Control gira em torno do Federal Bureau of Control (FBC), uma agência secreta do governo dos EUA encarregada de conter e estudar fenômenos que violam as leis da realidade. Como Jesse Faden (Courtney Hope), o novo diretor do Bureau, o jogador explora a Oldest House – a sede paranormal do FBC – e utiliza habilidades poderosas para derrotar um inimigo mortal conhecido como Hiss, que invadiu e corrompeu a realidade. O jogador ganha habilidades ao encontrar Objetos de Poder, objetos mundanos como um telefone de disco ou um disquete imbuídos de energias de outra dimensão, que estiveram no centro de grandes eventos paranormais e foram recuperados pela FBC. Além de Hope, o trabalho de voz e as filmagens ao vivo foram fornecidos por James McCaffrey, Matthew Porretta e Martti Suosalo, enquanto a banda Poets of the Fall forneceu música adicional.
Control é inspirado em histórias paranormais sobre a fictícia Fundação SCP, criada por um projeto de ficção wiki colaborativa online, baseado no gênero do novo estranho. Os ambientes da Oldest House são projetados no estilo brutalista comum a muitos prédios governamentais criados durante a Guerra Fria, servindo como cenário para exibir os sistemas ambientais destrutivos do jogo. O jogo principal inclui muitas alusões a Alan Wake, o jogo anterior da Remedy com temas paranormais semelhantes, e a expansão AWE Control é um crossover entre as duas séries, que a Remedy disse que faz parte do Remedy Connected Universe. Control foi um dos primeiros jogos lançados a utilizar o ray tracing em tempo real integrado ao hardware das placas de vídeo mais recentes.
Control é construído no formato Metroidvania, com um grande mapa-múndi que pode ser explorado em um ritmo não linear, diferente dos títulos anteriores da Remedy, que eram basicamente lineares. À medida que o jogador completa as missões da história principal, ele encontrará áreas conhecidas como Pontos de Controle, que podem ser desbloqueados após limpar a área de inimigos e então usados tanto como pontos de salvamento quanto para viagens rápidas pelo edifício até Pontos de Controle desbloqueados anteriormente. À medida que o jogador completa as missões, ele desbloqueia mais partes do edifício para explorar, juntamente com missões secundárias adicionais, além de várias recompensas. Isso inclui pontos de habilidade que podem ser usados para melhorar os poderes psicocinéticos que Jesse ganha ao longo do jogo, como lançar projéteis de detritos em inimigos ou tomar o controle das mentes dos inimigos temporariamente para transformá-los em seus aliados. As recompensas da missão incluem recursos que podem ser usados para melhorar a função da Arma de Serviço, uma arma especial que pode assumir várias formas, desde um tiro de espingarda de curto alcance até uma forma de atirador de longo alcance, com cada forma equipada com várias vantagens. O jogador pode equipar vantagens para melhorar os atributos básicos de Jesse. Várias missões secundárias e alertas de missões opcionais com tempo limitado estão disponíveis com recompensas adicionais se concluídas.
Voltar para o início.O enredo do jogo se concentra em um jovem chamado Wander, que deve viajar por uma terra proibida com o objetivo de derrotar dezesseis criaturas conhecidas simplesmente como "Colossi", para restaurar a vida de uma garota chamada Mono. O jogo é incomum dentro do gênero de ação-aventura já que não existem cidades e calabouços para serem explorados. Não existe também nenhum personagem com quem interagir e nenhum inimigo além dos Colossos para derrotar. Shadow of the Colossus foi descrito como um jogo de quebra-cabeças, já que a fraqueza de cada Colossus deve ser identificada e explorada para que ele seja derrotado.
Shadow of the Colossus é considerado como um título influente na indústria de jogos eletrônicos e um exemplo de um jogo eletrônico como forma de arte devido sua paisagem minimalista, jogabilidade envolvente e jornada emocional. Ele foi aclamado pela crítica e alcançou bons números de vendas em comparação com Ico, em parte devido a uma campanha de divulgação maior. A sua trilha sonora também foi amplamente elogiada. O jogo ganhou variados prêmios pelo seu áudio, projeto e qualidade geral. Shadow of the Colossus é também referenciado inúmeras vezes em debates sobre a qualidade de arte e perspectivas emocionais dos jogos eletrônicos. Hoje, é amplamente considerado como um dos melhores jogos eletrônicos de todos os tempos.
O progresso em Shadow of the Colossus ocorre em ciclos. Começando de um ponto central em um vasto território, o jogador deve procurar e derrotar um Colossus, retornando a este mesmo ponto central logo após para repetir o processo. Para encontrar cada Colossus, Wander pode levantar sua espada em uma área iluminada pelo sol para refletir os feixes de luz, os quais vão convergir em direção ao local onde está o Colossus. O percurso a um colossus é raramente reto: trechos de terrenos variados muitas vezes exigem que um desvio seja feito ao longo do caminho. A maioria dos Colossi estão localizados em áreas remotas, como em cima de morros ou dentro de estruturas antigas.
Voltar para o início.Subnautica é um jogo de ação e aventura de sobrevivência ambientado em um mundo aberto e que é jogado a partir de uma perspectiva de primeira pessoa. O jogador é um tripulante da nave Aurora que foi criada pela Alterra Corporation com um objetivo principal: construir uma base na região da estrela 4546 e um secundário, embora não revelado publicamente, encontrar os sobreviventes da nave mongol Degasi que caiu dez anos antes no planeta oceânico inexplorado 4546B. O jogador deve explorar o oceano e sobreviver aos perigos, ao mesmo tempo que completa tarefas para avançar na trama. Os jogadores podem coletar recursos, construir ferramentas, bases, submersíveis e interagir com a vida selvagem do planeta.
Subnautica teve uma recepção pré-lançamento positiva. Ian Birnbaum da PC Gamer descreveu Subnautica como um "Minecraft subaquático", observando que "com um desenvolvedor experiente no comando e uma variedade ilimitada de oceanos para jogar, vai demorar muito para Subnautica dar muito errado. Subnautica será um exemplo único de como a sobrevivência pode ser tensa, recompensadora e divertida." Marsh Davies da Rock, Paper, Shotgun elogiou a natureza gratificante de explorar o mundo de Subnautica, mas criticou a "arbitrariedade" e falta de intuição em algumas das receitas do jogo.
Voltar para o início.